sábado, 4 de maio de 2013

OLPC em escolas de Medellín: Projeto VUELA, Fundação Marina Orth‏.



 Medellín, que ficou conhecida internacionalmente pela associação entre pobreza e violência, tem feito um enorme esforço para erradicar estes problemas. Há cerca de oito anos atrás, a prefeitura de medellín lançou um projeto para levar tecnologia às escolas. Todos os centros educacionais da cidade receberam uma sala de aula digital.
 One laptop per child, na colômbia, começou como uma iniciativa do setor privado, principalmente por meio de ONGS e empresas, através de acordos de responsabilidade social. Entre as escolas de medellín que aderiram ao OLPC está a instituição educacional rural Marina Orth da secretaria de educação de Medellín.

 A instituição apresentava três problemas: isolamento nas comunicações, aumento na brecha digital e falta de igualdade na educação em relação ao resto do município. Por se tratar de um território de difícil acesso, as comunicações na área eram mais complicadas, e causando grandes transtornos para se conectar a internet. 

 O projeto contou com uma análise prévia realizada pelo pessoal da unidade de Tecnologia Informática da Fundação Marina Orth. O estudo técnico apresentou como resultado a recomendação das soluções da empresa Motorola para a implantação da rede de acesso. A escolha ficou justificada pela tecnologia de ponta e de última geração da companhia, assim como na comprovada eficiência de seus produtos em um terreno montanhoso como o da zona de localização da instituição .

 A solução instalada foi a de uma rede de banda larga sem fio providenciada pela Motorola e formada pelas tecnologias Ponto-a-Multiponto e Mesh Wide Area Network (MWAN). Os equipamentos foram colocados na escola e nos arredores para receber e repassar o sinal da internet. A Eleinco limitada, por sua vez, ficou encarregada de instalar e dar suporte técnico da rede e a Prefeitura de Medellín dotou a Internet com uma melhor extensão de acesso. Em agosto de 2009, chegaram os equipamentos da Motorola, e o processo de instalação e testes de rede duraram aproximadamente um mês.

 O projeto beneficia as crianças da pré-escola ao quinto grau da Instituição Educacional Rural Marina Orth da Vereda Aguas Frías, Parte Alta, do distrito de Altavista no município de Medellín. E, além disto, foram também beneficiadas pelo acesso à Internet aproximadamente 200 famílias da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário