O
momento de lazer das crianças pode ser um grande aliado da educação. Estudiosos
têm, cada vez mais, alertado pais e professores sobre a necessidade de se
pensar atividades do dia a dia como potenciais abordagens para o processo de
aprendizagem.
Dentre
as atividades de lazer que poderiam ser exploradas na educação, temos os games. Crianças e jovens utilizam jogos de computadores com grande
frequência e essa interação torna-se, inevitavelmente, parte do processo
de aprendizagem.
Certos
tipos de jogos – e deixemos de lado os violentos – envolvem uma série de
atividades cognitivas: memória, estratégia, previsões, resolução de problemas e
construção de hipóteses. O aprendizado, nesse caso, é adquirido por meio
da experiência, o que é extremamente vantajoso, pois proporciona ao jovem senso
de autonomia e autoconhecimento – ao invés de seguir instruções pré
determinadas, ele explora, descobre, experimenta e desenvolve a sua
própria maneira de interagir com o game.
Existem,
porém, games extremamente interessantes, que exploram conteúdos educativos de
forma interativa e lúdica. A criança pode, por exemplo, aprender a contar,
ser introduzida ao alfabeto e ainda desenvolver a capacidade de pensar
estrategicamente, criando hipóteses e soluções para problemas e barreiras que
geralmente aparecem nos jogos.
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