Mapas conceituais podem ser
utilizados como:
|
Estratégia de estudo, estratégia
de apresentação de itens curriculares, instrumento para a avaliação de
aprendizagem escolar, pesquisas educacionais.
Como uma ferramenta de aprendizagem, o
mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:
·
Fazer anotações
·
Resolver problemas
·
Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
·
Preparar-se para avaliações
·
Identificar a integração dos tópicos
Para os professores, os mapas
conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nas suas tarefas
rotineiras, tais como:
· Tornar
claro os conceitos difíceis, arranjados em uma ordem sistemática
· Auxiliar
os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações
entre eles
· Auxiliar
os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas
relações para seus estudantes
· Reforçar
a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos
· Permitir
a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações
· Verificar
a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos
· Auxiliar
os professores na avaliação do processo de ensino
· Possibilitar
aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da
identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando
|
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Mapas conceituais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Utilizar o mapa conceitual em sala de aula ajuda muito, pois acompanha a aprendizagem do aluno e o seu processo de conceituação.
ResponderExcluir