quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mapas conceituais.



Mapas conceituais podem ser utilizados como:
Estratégia de estudo, estratégia de apresentação de itens curriculares, instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar, pesquisas educacionais.
  Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:
·              Fazer anotações
·              Resolver problemas
·              Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
·              Preparar-se para avaliações
·              Identificar a integração dos tópicos

Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nas suas tarefas rotineiras, tais como:
·         Tornar claro os conceitos difíceis, arranjados em uma ordem sistemática
·         Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles
·         Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes
·         Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos
·         Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações
·         Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos
·         Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino
·         Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando












Um comentário:

  1. Utilizar o mapa conceitual em sala de aula ajuda muito, pois acompanha a aprendizagem do aluno e o seu processo de conceituação.

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