segunda-feira, 27 de maio de 2013

Resumo da aula: Continuação das Apresentações do seminário.

O primeiro grupo falou sobre a educação à distância, a importância do tutor para este tipo de aprendizagem, que serve de elo entre a instituição e os alunos e a potencialidade do material didático. Falaram também sobre o fórum online que é uma ferramenta de comunicação poderosa e possibilita interação. 
O segundo grupo falou sobre as mudanças tecnológicas que beneficiam a educação à distância, as várias funções que o professor da E.A.D têm, as abordagens no âmbito da interação e o desenvolvimento cognitivo pois o ensino à distância promove mais estimulo, mais dinâmica. E diferenciaram a interação mútua da interação reativa. 
O terceiro grupo falou sobre a educação 2.0 que promove interatividade, interação e o usuário como provedor. Usa a web como plataforma e a internet na educação: como bibliotecas, canais de comunicação(facebook, twitter).
O quarto grupo falou sobre o conhecimento e aprendizado dos professores, as possibilidades que a tecnologia proporcionam na área da educação e a adequação dos recursos tecnológicos. As melhorias que a interatividade na sala proporciona tanto no desenvolvimento individual  quanto em grupo. 
O último grupo falou sobre as teorias de aprendizagem como o behaviorismo, o cognitivismo e o construtivismo que evidenciam como uma pessoa aprende, os ajudando a florescer numa era digital. Nos fizeram refletir que o conhecimento está em constante mudança por associação de idéias, promovendo e mantendo conexões, fundamental para a aprendizagem.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Hipertexto

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.


O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos. 

Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.

Ele não está presente apenas no campo da informática, mas encontra-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a ideia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos.

O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
Desafios da tecnologia

É indiscutível que de diversas maneiras a "colega" tecnologia tornou o trabalho bem mais rápido - e, em alguns casos, bastante flexível. Mas tanto para a psique humana quanto para as organizações, essa nova realidade representa um enorme desafio. Afinal, as conquistas de qualquer ordem têm um preço. Nesse caso, podemos citar os inconvenientes da torrente de informações que chega até nós quase em tempo integral, o isolamento social e a confusão entre vida privada e trabalho. "Os desafios impostos à competência técnica de profissionais tiveram um aumento estratosférico nos últimos anos; tecnologias disponíveis tornam-se cada vez mais variadas, complexas e interligadas. É necessário que os professores estejam cientes de tal desafio, deve ao menos aprender a lidar com essa tecnologia.

Mobilidades tecnológicas


As tecnologias móveis já estão acessíveis a todos, em especial, aos usuários corporativos. Cada vez mais as empresas precisam ter acesso, em tempo real, às aplicações corporativas que permitam as tomadas de decisão imediatas. Também existe a necessidade de interação com suas equipes de forma rápida e dinâmica. No segmento de saúde, por exemplo, já existem várias alternativas disponíveis e que podem ser utilizadas pelos profissionais da área, aumentando a eficácia e as produtividades dos hospitais. Outro mercado que vem se beneficiando dessa inovação é o comércio eletrônico.

nativos digitais


Resumo da aula: Primeiras apresentações do seminário


Ocorreram as apresentações do primeiro seminário, o primeiro grupo  quis diversificar o método de apresentação, e criaram uma vídeo-aula em que percebemos o quanto a tecnologia está presente em todo lugar, seja no celular, na televisão, no computador. A tecnologia tem invadido a nossa vida, nos tornando dependente dela.
O segundo grupo mostrou justamente isso, a ''invasão'' da tecnologia, tornando as pessoas digitalmente ativas, abordando os prós e contras dessa inovação, nos fazendo perceber que a tecnologia não trás apenas avanços e melhorias.
O terceiro grupo abordou os nativos e imigrantes digitais, os nativos que já nasceram nesse mundo tecnológico e os imigrantes que ainda estão se adaptando a essa nova realidade. Falaram também sobre a introdução da tecnologia na aprendizagem.

O quarto grupo falou sobre o celular no cotidiano escolar, o uso irregular desse aparelho e a sua proibição na sala de aula. Percebemos que o celular realmente atrapalha no processo de aprendizagem, tira a atenção do aluno, quando usado para a diversão, mas pode ser usado para fazer pesquisas, não é preciso proibir, mas orientar o seu uso da forma correta.

Por qual razão as pessoas usam celular ?

Quando as pessoas foram questionadas, a respeito da qual razão usam celular as respostas foram simples e parecidas, as pessoas enxergam o celular como meio de comunicação, diversão e de modo geral se tornou um objeto necessário e indispensável na sociedade atual.
 Estas são algumas das respostas deste questionamento a respeito do uso do celular.
° Ruan Ramirez : Bom, tenho celular para manter um vinculo de comunicação pessoal e profissional.
° Nayara Santos: Pra me comunicar.
° Thyago Santos: Porque o celular é um aparelho mais individualizado, então facilita a comunicação diretamente da pessoa que queira falar comigo.
° Matheus fillipe: Acho que seria pra me comunicar com outras pessoas, mas realmente acho que é aquele caso: todo mundo tem, tenho que ter.
° Mayara Pereira: Pra me comunicar com outras pessoas.
° Deisy Rayane: Porque hoje em dia qualquer um tem um celular, é tipo uma ''necessidade'' com o avanço da tecnologia ficou mais fácil possuir um! E acho que no mundo moderno em que a gente vive, ninguém consegue mais sair sem ele.
° Sara Regina Olimpio: Porque a tecnologia e as novidades me faz querer um cada vez mais moderno.
° Tulio Duarte: Porque sem o celular fico desconectado das redes sociais enquanto estou na rua, por isso tenho.
° Amanda Cristovão: Me comunicar com as pessoas através de ligações e sms, acessar a internet....
° Renan Caio:só pra ligar. 
° Daniella Souza: Porque é um meio de sempre estar me comunicando com as pessoas em qualquer lugar.
° Aline Santana: Pra poder me comunicar com as pessoas.
° Mariana Ribeiro: Olha, eu tenho o celular porque encurta a distância e você pode carregar ele em qualquer lugar à qualquer hora, você tem quase tudo em um só celular, você praticamente tem o mundo em suas mãos e eu também gosto muito de falar, e eu sinto saudades e já ligo para as pessoas fora as fofocas e novidades que você recebe na hora.
° Raquel Soares: Pra quando eu precisar de uma urgência ligar.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Plasticidade cerebral

A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente.
Há alguns anos atrás, admitia-se que o tecido cerebral não tinha capacidade regenerativa e que o cérebro era definido    geneticamente, ou seja, possuía um programa genético fixo. No entanto, não era possível explicar o fato de pacientes com lesões severas obterem, com técnicas de terapias, a recuperação da função.
Porém, o aumento do conhecimento sobre o cérebro mostrou que este é muito mais maleável do que até então se imaginava, modificando-se sob o efeito da experiência, das percepções, das ações e dos comportamentos.
Deste modo, podemos referir que a relação que o ser humano estabelece com o meio produz grandes modificações no seu cérebro, permitindo uma constante adaptação e aprendizagem ao longo de toda a vida. Assim, o processo da plasticidade cerebral torna o ser humano mais eficaz. 
A plasticidade cerebral explica o fato de certas regiões do cérebro poderem substituir as funções afetadas por lesões cerebrais. Como tal, uma função perdida devido a uma lesão cerebral pode ser recuperada por uma área vizinha da zona lesionada. Contudo,  recuperação de certas funções depende de alguns fatores, como a idade do indivíduo, a área da lesão, o tempo da exposição aos danos, a natureza da lesão, a quantidade de tecidos afetados, os mecanismos de reorganização cerebral envolvidos, assim como outros fatores ambientais e psicossociais.