sábado, 20 de julho de 2013

Metodologias ativas

Boa noite, pessoal! 
Nesta semana ocorreram palestras na semana da pedagogia lá na universidade. Fui a um minicurso sobre metodologias ativas, uni o útil ao agradável e vou falar à vocês sobre o que eu aprendi com as professoras.
As metodologias ativas ocorrem quando os alunos interagem com o assunto estudado, sendo estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo passivamente.
Um mapa conceitual para vocês compreenderem melhor:
Webquest, hipertexto, mapa conceitual, blog, portfólio são exemplos de metodologias ativas. Uma coisa que eu não sabia era que hipertextos podem ser usados nos mapas conceituais, é um modo de saber, interagir e se conectar. Ambos possibilitam dialogar com múltiplas linguagens e mídias, escrever coletivamente e participar de narrativas. Até músicas podem ser transformadas em mapas conceituais, no You Tube há tutoriais de crianças construindo mapas.
Fui apresentada à webquest recentemente e desconhecia seu contexto histórico, seu significado é pesquisa na internet, algo muito comum no âmbito escolar, já que a maioria dos alunos só faz copiar e colar. O método leva o aluno a fazer a pesquisa e ativar o seu pensamento crítico. Quem mais trabalha com essa metodologia é a USP, nesse site tem muitos esclarecimentos sobre este tema:  http://web.archive.org/web/20070912194158/http://webquest.futuro.usp.br/index.html.
Gente, eu espero que vocês tenham gostado do meu resumão. Até a próxima postagem, beijo!   

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Resumo da aula

Na ultima aula, ocorreram as apresentações dos trabalhos sobre mídias utilizadas na sala de aula. Nós apresentamos formas mais interativas de tecnologia (jornais, áudio, vídeo) e como serem utilizadas, orientando e dando ideias para os professores que ensinam em escolas públicas. Depois das apresentações, o professor nos explicou o que seria uma Webquest. 
Afinal, você sabe o que é uma webquest ?
É um modelo simples e rico para dimensionar usos educacionais da WEB, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Ela tem que conter sete elementos. A introdução (explica o que será desenvolvido na atividade), a tarefa (explica o que o aluno precisa desenvolver), as fontes de informação (onde o aluno pode encontrar esses conteúdos para a tarefa), a avaliação (explicará como o aluno será avaliado), a conclusão (uma chave fechando o objetivo dessa atividade e algo que incentive o aluno a desenvolver aquela tarefa em sua própria vida) e os créditos (fonte de todo o material). 

Um exemplo de webquest: 




sexta-feira, 5 de julho de 2013

Resumo da aula do dia primeiro de julho

Nesta aula foi explicado pelo professor Fernando Pimentel o que seria um Blog. É uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog, que vai servir como um diário online. O blog vai desenvolve habilidades de escrita e promove interação e comunicação, estabelece conexão á informações, pessoas, organizações e idéias. Nos relatou também de como o seu blog ( http://fernandoscpimentel.blogspot.com.br/ ), abriu as portas para a sua entrada na UFAL.

Um meio de de utilização de um blog seria uma especie de portifólio escolar, que é um sistema de registros muito desenvolvido na área da educação, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de todos alunos. É um registro muito importante porque faz com que pais e professores acompanhem o desenvolvimento das crianças, para poder controlar e verificar os conhecimentos adquiridos. 

Qual a função de um blog? 

#Apresentar informações e imagens.
#Concentrar dados.
#Destacar assuntos.
#Compartilhar.
#É um apoio no processo educacional.

Nos foi questionado qual é a identidade que usamos na internet e o quanto ninguém consegue ter privacidade, tudo que ali é postado será exposto de qualquer maneira. O facebook por ser uma ferramenta muito usada atualmente já é considerada um diário online. 

TIVEMOS TAMBÉM EXPLICAÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE ESTES DOIS TIPOS DE WEB.

 Web 3.0 ou WEB Semântica é uma evolução da nossa web atual. Com as informações devidamente organizadas, fica fácil de criar sistemas e robôs de busca mais inteligentes e ágeis. A nossa web de hoje, é uma web que apenas humanos entendem as informações disponíveis.




Web 2.0 é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a Web e através de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Algumas maneiras de usar tecnologia em sala de aula

Investir em atividades que realmente façam a diferença no aprendizado do aluno é algo que está sendo feito através da tecnologia na sala de aula. Colocar tablets, celulares e computadores nas mãos desses estudantes é algo que deve ser feito com cuidado e foco, já que hoje existem inúmeras distrações oferecidas pela internet.  Usando tablets existem atividades que podem ser desenvolvidas na sala: usando o google earth pode ser utilizado o personagem de um livro estudado em sala de aula para traçar a rota de uma viagem fictícia. Um exemplo é o livro do escritor frânces Júlio Verne, ''A volta ao mundo em oitenta dias''. Usando o YouTube podem ser feitas aulas online para estudarem temas como direitos civis e história da arte com professores das melhores universidades do mundo.